sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Epistemologia da Comunicação - Conceitos centrais

Na escola E.B. 1 Nº 1 o tema da aula de hoje era “Os 5 sentidos”. Comecei por definir um por um os sentidos (Informação) enquanto os alunos, calados, tentavam assimilar a informação, até que me apercebi, pelas suas caras que não estavam a “captar” todos os dados pois era demasiada informação e toda ela demasiado cientifica para as suas idades (Entropia). Foi então que, apoiando-os com ilustrações alusivas, lhes pedi para exemplificarem à medida que íamos definindo cada um dos sentidos (Comunicação). Mas como devem imaginar, dificilmente 21 alunos conseguem estar sossegados e participar ordeiramente (Ruído) em então via-me obrigado a repetir por diversas vezes as definições de cada um dos sentidos e de diversas formas (Redundância) de maneira a que eles conseguissem compreender.

3 comentários:

  1. Boa estatégia, Paulo. O primeiro passo para uma comunicação eficiente é saber onde falhamos e tentar corrigir o erro para que objectivo da comunicação seja atingido.
    Ana Arminda

    ResponderEliminar
  2. Paulo,
    apesar de achar que devesse tratar os temas com mais profundidade, valeu pela forma "prática" como os apesentou... dá para ver que os percebeu!

    Obrigado
    PPM

    ResponderEliminar
  3. Bom exemplo, nada melhor que exemplificarmos através de algo que nos sintamos à vontade, as nossas aulas. Concordo contigo, o processo da comunicação e todos os conceitos que lhe são relacionados estão bem patentes na nossa sala de aula.

    Ana Trino

    ResponderEliminar